terça-feira, 23 de agosto de 2011

Leishmaniose Canina

Tenho uma cadela de raça Caniche Toy (são os mais pequeninos) com 6 anos e, como surgiu a vacina contra a leishmaniose, resolvi vaciná-la.

Para quem não sabe, a leishmaniose canina é causada por um parasita – a Leishmania – transmitido através da picada do flebótomo, um insecto erradamente confundido com o mosquito. Pode afectar vários animais, incluindo os humanos, e é potencialmente fatal para os cães.
Nem sempre os sintomas da leishmaniose canina são evidentes, mas os sinais de alerta mais vulgares são febre, queda do pêlo (em especial à volta dos olhos), perda de peso, lesões cutâneas e problemas nas unhas. Os órgãos internos também são afectados, podendo ocorrer anemia, artrite e insuficiência renal grave. ( ver aqui mais sobre a doença.)

Assim, hoje lá fui com a minha cadela ao veterinário para levar a vacina. Para tal são precisas 3 doses dadas num espaço de 3 semanas entre elas e, antes de ser vacinada, tem de fazer um teste ao sangue para saber se já tem a doença. Se der positivo, a vacina não pode ser ministrada.  No caso da minha menina deu negativo e lá levou a primeira dose.
Até aqui tudo bem, mas quando chegou a hora de pagar é que doeu, paguei €150...sim, €150 pelas 3 doses.
Como é que uma vacina que protege de uma doença pode ser tão cara? Não deveria ser mais barata? A meu ver deveria, mas como não é uma vacina obrigatória (como a da raiva), é mais cara, logo só a dá aos seus cães quem pode e não quem quer. Eu, felizmente, apesar de desempregada ainda posso suportar este valor. Mas, e quem não tem? O que vai fazer? A resposta é simples, opta por não vacinar o seu cão e espera que este não contraia a doença.


 Esta é a minha Caniche


2 comentários:

  1. Realmente esse tipo de vacinas são muito caras, mas quem tem animais e gosta deles tem de se prevenir e vacina-los:)
    http://atulipaazul.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Também concordo contigo.A minha cadela tem todas as vacinas em dia e tenho muito cuidado com ela.

    ResponderEliminar