quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Aministia Internacional pede que Canadá prenda e processe Bush

Parece, que hoje, a Amnistia Internacional pediu para que as autoridades canadianas prendem o ex-presidente americano na visita que este vai fazer ao país no dia 20 de Outubro. Este é acusado, pela AI, de vários crimes, entre os quais o crime de tortura.

Pedido este que foi feito no mês passado e que consta de um memorando enviado às autoridades canadianas. Segundo a directora da organização para a América, "o Canadá é obrigado, pelas suas obrigações internacionais, a prender e processar o ex-presidente Bush pela sua responsabilidade nos crimes contra o direito internacional, entre os quais a tortura". Acrescentou ainda que, "como as autoridades dos Estados Unidos não citaram, até agora, Bush perante a Justiça, a comunidade internacional deve intervir. Se o Canadá se abstiver de actuar durante a sua visita, isso continuará a ser uma violação da Convenção das Nações Unidas contra a tortura e será uma manifestação de desrespeito pelos direitos humanos".

Estas acusações devem-se, em parte, ao programa secreto da CIA, executado entre 2002 e 2009, que realizava contra os detidos, segundo a organização, "tortura e outros tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, bem como desaparecimentos forçados".
A AI, afirma que, durante o seu mandato, Bush autorizou "técnicas reforçadas de interrogatório" , entre as quais a simulação de afogamento.

Serei eu, o mais alguém não acredita que tal não vai acontecer?! O Bush ser preso!!!Parece-me mais uma piada de mau gosto, para quem, directa e indirectamente, sofreu com as atrocidades que este senhor permitiu. Invasão de países apenas por serem grandes produtores de petróleo (como no caso do Iraque). Sim, porque o que a população sofria nunca foi preocupação do senhor, o que ele queria mesmo era o petróleo. E quem fala do Iraque fala de outros países.

A meu ver a AI está a ser muito utópica, pois só numa utopia um ex-presidente dos EUA pode ser preso. Mas, cá estou para ver o desenrolar desta notícia. Cá para mim, o senhor Bush já nem põe os pés no Canadá. Vai uma aposta???

1 comentário: