domingo, 10 de abril de 2016

Este Domingo

Foi dia de corrida, a do Benfica. Apanhei chuva e fiquei desiludida com a organização. Uma desorganização no final da prova que só visto.

Depois de almoço, foi tempo para dar uma voltinha pela Baixa de Lisboa, e que decepcionada que fiquei.  Primeiro, fiquei com a sensação que não estava no meu país. Só turistas, uma catrefada de indianos, paquistaneses e sabe-se lá mais o quê, montes de africanos e sabe-se lá mais o quê.

Depois, as lojas que conheci em miúda, morava a 5 minutos do Martim Moniz, fecharam definitivamente, ou transformaram-se em lojas de suvenirs, ou em lojas de produtos "tipicamente" portugueses. Que desilusão!!!

O melhor ainda foi, entrar num café que conheço desde de sempre, na Rua do Ouro, para beber um café, chegar ao balcão e ninguém me ligar nenhuma. A empregada à minha frente nem se dignou a olhar e perguntar se queria alguma coisa. Agarrei e vim embora. Acabei por beber café na, típica, Padaria Portuguesa.

É assim que está a Baixa de Lisboa. E, ainda se queixam que ninguém quer lá viver... Será porquê?

4 comentários:

  1. Há muito que lá não vou, mas quando for espero não me desiludir também :)

    ResponderEliminar
  2. O meu primeiro emprego (tinha 11 anos) foi numa perfumaria e boutique, na Rua do Ouro. Naquele tempo não havia centros comerciais e o dinheiro era escasso, mas a baixa tinha um encanto especial.
    Aos sábados estava tudo aberto e era o dia de maior movimento.
    Agora raramente vou a Lisboa. Não há estacionamento e a cadela não pode ir de metro. Mas assisti às mudanças no comércio e na vida da baixa. Dantes as vendedoras ambulantes de flores secas douradas, "cavavam" à frente da polícia. Agora é monhés em cada esquina e os chineses e indianos tomaram conta da Rua do Benformoso e do Martim Moniz.
    Começaram por correr com as pessoas para a periferia (morar em Lisboa é só para ricos, ou velhotes em casas a cair aos bocados), abriram centros comerciais e supermercados fora de portas e querem o quê?
    Lisboa está de uma maneira que nem dá para passear. :/

    ResponderEliminar
  3. é pena quando os lugares que conhecemos e que gostavamos, nos venham a decepcionar...


    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Lisboa é para turista ver!
    De resto, é cada vez mais triste!
    Chegar a Lisboa num Sábado `tarde, por exemplo, é um tristeza! Nem há ninguém nas ruas, parece uma cidade deserta...
    ...e, se calhar, é mesmo!

    :)

    ResponderEliminar